terça-feira, janeiro 17, 2012

Alimentos saudáveis


LinhaçaSemente de girassol
Componentes: proteínas, fibras, ômega 6 e um potente antioxidante e anticancerígeno chamado lignana.
Propriedades:
as mais conhecidas são a regularização do funcionamento do intestino, em especial no tratamento da prisão de ventre e na revitalização da pele. Auxilia na coagulação sangüínea, no metabolismo dos ácidos graxos, além de ativar o sistema imunológico do organismo e reduzir a taxa de LDL-colesterol do sangue. A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos e torna a pele mais saudável. Possui ação antioxidante e efeito terapêutico em distúrbios do cólon, do sistema urinário, da próstata e em desordens menstruais. Também é utilizada para o tratamento de infecções (urinária, psoríase), distúrbios imunológicos (lúpus), alergias e eczema, artrite reumatóide e aterosclerose. Auxilia no tratamento da asma e do diabetes, e atenua a formação de radicais livres pelo estresse.
Componentes: ômega 6, vitamina B, fibras e cálcio.
Propriedades: diminui o risco de doenças cardíacas e câncer. Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa por dia.
Azeite de oliva
(extra virgem)
Componentes: antioxidantes fenólicos, vitaminas e gordura monoinsaturada (que não afeta o colesterol). É a maior fonte natural de ômega 9 (que ajuda a reduzir o colesterol total e LDL, além de impedir a obstrução de artérias). Propriedades: auxilia na redução do LDL, o colesterol ruim, e pode reduzir em até 40% o risco de doenças cardíacas se usado no lugar de manteiga ou margarina. Recomenda-se uma colher de sopa por dia.

Alguns pesquisadores já comparam o impacto que os alimentos funcionais terão nas próximas décadas, ao que os alimentos light e diet tiveram da década de 1990. "A frase dita por Hipócrates há cerca de 2.500 anos, que resumidamente quer dizer 'faça do alimento o seu medicamento', está recebendo interesse renovado. Mais do que nunca, as pesquisas e os estudos estão mostrando o quanto é importante o papel de certos alimentos na nossa vida. Orientar as pessoas a comer adequadamente e em quantidades certas tem sido uma constante em vários trabalhos científicos", diz Jocelem. Ela ressalta que, atualmente, um dos principais fatores relacionados ao aparecimento de doenças no organismo humano é a alimentação, havendo uma estreita relação entre o que comemos e a nossa saúde. "Além da relação com as doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade, há fortes evidências também do papel da dieta na melhora da performance mental e física, no retardamento do processo de envelhecimento e no fortalecimento do sistema imunológico", completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário