Sequência Didática do Componente Curricular: Qualificação Profissional
Tempo disponível: 10 horas/aula
Conteúdo: Migrações
Educadora: Sebastiana Gama dos Santos Alencar
Núcleo: Santo Izidoro
Núcleo: Santo Izidoro
Objetivos:
- Compreender a mobilidade como forma que o homem possui para melhorar sua condição de vida;
- Entender as correntes migratórias como movimentos coletivos que fazem parte da história da sua família, da sua comunidade, do seu país;
- Demonstrar disposição para trabalhar em equipe.
- Mobilidade: migrações internas e externas.
- Guia de Estudo, quadro branco e pincel, caderno, lápis, borracha, apontador, revistas, cola, tesoura, caneta, papel madeira, cola, régua, notebook, projetor de multimídia e caixa de som.
1ª Semana
- Exibir Vídeo motivacional “Mude de Pedro Bial” (discutir a necessidade de mudanças individuais);
- A partir do vídeo discutir a importância da mudança individual e suas possíveis consequências no dia a dia, no trabalho e na escola;
- Iniciar o conteúdo com explicação dialogada do texto “Migrações internas”;
- Pedir aos (as) alunos (as) que se organizem em trios para fazerem a atividade 22 do G.E.;
- Acompanhar na resolução das atividades;
- Leitura compartilhada do texto “Imigrantes que chegaram ao Brasil”(p.341 GE.);
- Explicar e auxiliar nas atividades de pesquisa 23 e 25 do Guia de Estudo (pág. 342 e 345);
Retomar o conteúdo da aula anterior, fazendo perguntas sobre o conteúdo estudado;- Explicação dialogada do texto “O saber que os imigrantes trazem (pag. 343 a 345 G.E.)”;
Pedir que os(as) alunos (as) se organizem em duplas para fazer atividade de resumo do texto lido;- Exposições das atividade pelos grupos de pesquisa 23 e 25 da aula anterior.
A avaliação se dará por meio do desempenho nas atividades em grupo, na realização da atividade de resumo e participação no conteúdo estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário